Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que é Autoaceitação?

Uma mulher dando um abraço em si mesma ilustra nosso artigo sobre: O que é Autoaceitação?.

Aceitar a si mesmo é ponto de partida para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança Autoaceitação significa se aceitar com todas as suas qualidades e imperfeições. Muitas pessoas confundem tal conceito com se conformar, porém, aceitar a si mesmo está relacionado a aceitar a sua humanidade, ou seja, a sua condição de pessoa imperfeita.

Aceitar sua imperfeição não significa que nada mais pode ser feito, pelo contrário, é estar consciente da sua vulnerabilidade e procurar se aperfeiçoar sempre.

Autoaceitação: Por que é tão importante?

Se existe algo que precisamos lidar é com a gente mesmo, afinal por onde você for, lá estará você. Não há como fugir de si mesmo, portanto, aprender a se acolher e aceitar sua vulnerabilidade é extremamente importante para sua saúde emocional.

Quais as causas da falta de autoaceitação?

A dificuldade em se aceitar pode vir de várias fontes entre elas:

- Ter vivido em um ambiente familiar tóxico;
- Não se sentir amado;
- Complexo de inferioridade;
- Sentir que não tem valor;
- Ter sido rejeitado pela família;
- Se criticar muito;
- Medo de não ser bom o suficiente, entre outros.

Como começar a se aceitar?

O processo de autoaceitação não costuma ser algo simples afinal, por trás da dificuldade em se aceitar pode estar crenças, comportamentos e sentimentos extremamente rígidos e negativos.

Apesar de não ser um processo fácil é possível mudar o conceito e a maneira como você se vê.

Veja também
- Os principais tipos de autocuidado.

Cinco maneiras de praticar a autoaceitação:

Separei cinco maneiras de você aprender a se aceitar e mudar o seu olhar sobre si mesmo.

 - Desenvolva sua autopercepção

Desenvolver a autopercepção é se tornar consciente dos seus pensamentos e comportamentos e perceber a maneira como os mesmos estão influenciando sua vida.

É somente quando nos tornamos conscientes dos nossos comportamentos/ pensamentos é que temos melhores condições de promover mudanças significativas em nossas vidas.

- Pare de se comparar

Somo seres únicos. Cada um tem uma maneira de ver e sentir a vida. Se comparar com outras pessoas, é tentar encaixar à história de vida delas á sua.

No entanto, podemos buscar referência de pessoas mais experientes, que possam contribuir para o nosso desenvolvimento, porém isso é completamente diferente de se comparar.

- Seja menos crítico

Há pessoas que são extremamente críticas consigo mesmo, acreditando que tal atitude irá ajudá-las a melhorar pontos importantes na própria vida.

Acontece que quanto mais constantes e exageradas forem suas críticas, mais probabilidade você terá de desenvolver sentimentos negativos a seu respeito.

Pessoas que se criticam em excesso, geralmente são mais propensas a desenvolverem sentimentos negativos como baixa autoestima, insegurança, medo, ansiedade, entre outros.

Tratar-se com mais respeito, carinho e gentileza é uma boa maneira de calar um pouco a voz da crítica.

- Esteja disposto a se desafiar

Talvez você alimente um conceito negativo a seu respeito, de que você não é capaz, de que não é bom o bastante, e isso tem impedido você de conquistar seus objetivos.

Uma boa maneira de ganhar autoconfiança é permitir se desafiar.

Quanto mais você se permite ter pequenos desafios e os realiza, mais autoconfiante você se torna.

 - Faça terapia

Nem sempre conseguimos lidar com esse processo de autoaceitação sozinhos.

Se você lida constantemente com sentimentos de inferioridade, insegurança, baixa-autoestima, ansiedade ou alimenta crenças negativas a seu respeito, procure ajuda.Um processo de terapia pode lhe ajudar a melhor se conhecer e a vencer tais barreiras.

A terapia proporciona um ambiente acolhedor de não julgamento para que você se sinta à vontade ao  falar das questões que lhe são importantes.

 Como podemos ver, aceitar a si mesmo é fundamental para o desenvolvimento do seu bem-estar emocional, além de contribuir de maneira positiva para o fortalecimento da sua autoestima e autoconfiança.

 Deseja saber mais sobre o assunto? É só clicar no link abaixo:

Relacionado
- As cinco maneiras para você desenvolvera sua confiança.

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Sou psicóloga clínica (CRP 04/39812) especializada em atender exclusivamente mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e alcançar uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem personalizada que visa ajudar pessoas a aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar habilidades práticas para lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Ficarei feliz em ajudar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.