Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Seguro auto. Pandemia faz consumidor procurar seguro mais barato

A diminuição da renda das famílias aliada ao aumento das incertezas mudaram muito o perfil do consumidor que contrata o seguro de automóvel no Brasil.
Tempo de leitura: 4 minutos
Cliente assinando contrato de seguro de carro.Imagem-via-ShutterStock

A crise causada pela pandemia do Covid-19 fez com que os consumidores procurassem seguros de automóveis (seguro auto) mais baratos. A diminuição da renda causada pelas incertezas do atual cenário no país, mudou o perfil das pessoas que buscam por seguro auto, além disso, o valor médio das renovações também teve uma diminuição de 15%, em média. 

Houve um aumento significativo na contratação de apólices de seguro auto com pacotes mais enxutos, um incremento da ordem de 45%

 

Agora, a preferência dos segurados é pelas apólices que cobrem apenas sinistros como furto e roubo. Este é o resultado do levantamento feito pela Insurtech, uma start-up de tecnologia focada no segmento de seguros.

Segundo o levantamento, este aumento está ligado a diminuição do poder de compra da população e também à redução do deslocamento das pessoas, causado pelos sucessivos lockdowns.

Estes fatores acabaram fazendo com que grande parte dos consumidores deixasse de lado a renovação do seguro compreensivo, aquele que além de furtos e roubos também cobre sinistros de colisão.

Outra alteração de comportamento verificado na pesquisa, foi a busca por maior número de parcelas nos contratos de seguro auto:

Antes da crise do Corona Vírus, apenas 38% dos consumidores parcelavam o seguro em dez ou mais vezes, contra 43% agora.

Ainda houve uma queda em torno de 15% no preço da renovação do seguro para carros usados, ao passo que para os carros novos, a redução foi de 5%.

Essa diminuição de preços só não foi maior, porque as empresas do segmento de seguro automotivo, costumam trabalhar com horizontes de longo prazo.

Por exemplo, o valor de um seguro, contratado hoje, deve considerar uma projeção de no mínimo doze meses. E ainda temos um cenário de grande incerteza pela frente, ressalta a pesquisa.

Além disso, uma mudança na forma como as seguradoras fazem a avaliação de um veículo também contribuiu para a redução dos custos, e isso se deve ao processo de digitalização das empresas do setor, imposto pelas medidas de restrição durante a pandemia.

Hoje é possível enviar fotos de celular para as empresas de inspeção veicular.

Isso indica que a oferta de produtos mais adequados as necessidades dos consumidores deve aumentar a partir de agora.

 

Veja também

Como é calculado o valor do seguro de carro
Formas de pagamento do seguro auto
Quais são os documentos para fazer seguro de carro

 

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.