Alguém bateu um Pagani Zonda HP Barchetta de quase 100 milhões
- Caio Weber
- Atualizado: Quinta, 08 Agosto 2024 21:50
- Views: 305
Apenas três Zonda HP Barchettas foram construídas. Um deles agora apresenta danos bastante extensos. Qualquer Pagani Zonda é uma coisa rara. O Zonda HP Barchetta , um dos três projetos concluídos quatro anos após a produção original do Zonda, é muito mais raro ainda. Havia rumores de que os carros custavam US$ 15 milhões quando novos, mas apenas dois chegaram ao público; a terceira foi para o próprio Horacio Pagani. É o Zonda final e definitivo, tornando ainda mais alarmante o fato de um proprietário do Zonda HP Barchetta ter batido o seu em Zagreb, Croácia, em 2022.
As fotos do acidente mostram a traseira do carro saindo em baixa velocidade e, em seguida, atravessando uma estrada estreita em direção ao tráfego em sentido contrário. O carro bate em um Fiesta na outra pista antes de parar com alguns danos substanciais.
Pagani Zonda HP Barchetta de us$ 17,9 milhões, destruído
Como mostram as fotos da cena compartilhadas no Instagram, a maior parte dos danos ocorre no canto traseiro esquerdo do carro. Toda a suspensão traseira esquerda foi arrancada, deixando um conjunto completo de roda e freio na lateral da estrada. A carroceria traseira e o para-lama dianteiro esquerdo também parecem substancialmente danificados.
Encontrar novas peças pode ser um desafio único para carros de tiragem limitada como este já que o Zonda está fora de produção há nove anos.
As origens do Zonda HP Barchetta
O Zonda HP Barchetta é facilmente a encarnação mais selvagem de um carro que deveria ter saído de produção há quatro anos.
Pagani disse que o querido Zonda sairia de produção em 2013 , mas alguns anos depois veio com um novo modelo, o HP Barchetta. Não que estejamos reclamando porque, bem, olhe só. Assim como qualquer outro Zonda, é impressionante.
Pagani confirmou que o HP Barchetta é um carro totalmente novo desde o início – não apenas um chassi fortemente reformulado como os recentemente lançados Zonda Fantasma Evo e Zonda Riviera.
Foram construindos apenas três exemplares do Zonda Barchetta
Sendo o da foto acima destinado ao acervo pessoal de Horacio Pagani. É movido por um motor Mercedes-AMG V12 de 7,3 litros naturalmente aspirado que está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. Embora os números oficiais de potência não tenham sido divulgados, este é um motor que pode produzir 760 cavalos de potência em certas aplicações, por isso certamente não será lento.
Embora a AMG produza novos V12 biturbo de 6,0 litros para o Pagani Huayra, ela não fabrica V12 naturalmente aspirados há anos. Um representante da Pagani nos disse que este motor sobrou de uma produção mais antiga especificamente para este carro.
O Zonda HP Barchetta usa um 'monocoque' central feito de Carbo-titanium Carbo-Triax HP52 de propriedade da Pagani, enquanto os chassis auxiliares dianteiro e traseiro são de aço. A suspensão double-wishbone é usada em todos os quatro cantos, assim como os amortecedores Ohlins ajustáveis manualmente. Os freios são fornecidos pela Brembo e os pneus são Pirelli P Zeros com especificação "HP". A coisa toda pesa menos de 2.800 libras.
Você pode ver que o HP Barchetta apresenta um pára-brisa muito baixo e uma impressionante entrada de ar comprimido que se eleva acima do habitáculo. Esperamos que o Zonda HP Barchetta não seja o último “novo” Zonda que veremos por aqui.
Veja também
- Dono de Bugatti Chiron diz que faz apenas 1 km/litro.