Tesla S é multado por excesso de velocidade
- Motorista estava dormindo enquanto automóvel rodava a mais de 140km/h.
- Tempo de leitura: 3 minutos
- MundoZ! Carros & Motos
- Atualizado: Domingo, 21 Agosto 2022 16:28
- Views: 3.729
No Canadá a polícia flagrou o motorista dormindo dentro de um Tesla S, com o piloto automático ligado e dirigindo em alta velocidade. O motorista acabou sendo acusado criminalmente pelas autoridades Canadenses. A Polícia Federal do Canadá (RCMP Alberta) falou sobre o ocorrido em sua conta no Twitter. "O automóvel estava se deslocando em alta velocidade e parecia não estar sendo guiado por ninguém. Os dois bancos dianteiros estavam reclinados."
Mesmo tendo o nome de Autoplitot, o sistema da Tesla não é um equipamento totalmente autônomo, é apenas uma switch de recursos que da assistência ao motorista.
Ainda que do ponto de vista técnico o sistema possa dirigir sozinho em rodovias sem a participação humana, a fabricante Tesla solicita que os motoristas mantenham toda a atenção no trânsito e permaneçam com as duas mãos no volante, isso porque, segundo a própria Tesla, nenhuma tecnologia é a prova de falhas.
A Tesla também implantou no modelo S um sistema que exige dos motoristas um toque leve no volante a cada intervalo de tempo, para que o sistema do Autopilot continue em modo ativo.
Motoristas estão enganando o sistema da Tesla
Mas como a engenhosidade humana não tem limites, tanto para o bem, quanto para o mal, alguns donos de veículos Tesla estão pendurando um peso no volante, enganando o sistema Autopilot, que assim, continua ativado.
Na ocorrência no Canadá, os policiais relataram um certo 'comportamento estranho' no Tesla, já que imediatamente após a viatura policial acionar as luzes de emergência, o automóvel começou a acelerar... Sendo que o radar da polícia confirmou que o automóvel acelerou até 150 km/h.
O agente que fez a abordagem do Tesla S começou a acompanhar o veiculo logo após detectar a situação estranha. Sendo que condutor só percebeu o que estava acontecendo depois que ouviu as sirenes da viatura.
No Canadá, os veículos autônomos ainda estão começando os testes, tendo circulação restrita a ambientes de tráfego apenas nas regiões de Ontario e Quebec, e sem acidentes registrados até o momento.
Entretanto, dirigir usando apenas o piloto automático só é permitido se o motorista estiver sempre atento e pronto para assumir o controle do veículo em caso de evento 'não programado'. O motorista do Canadá foi autuado por excesso de velocidade além de direção perigosa.
Veja também
- 159 mil carros Tesla podem ter falhas por 'memórias gastas'