Meu cachorro pode comer frutas?
- Atualizado: Terça, 30 Julho 2024 13:12
- Views: 1.935
Algumas variedades de frutas podem fazer muito bem ao seu animal de estimação, mas é preciso saber quais podem fazer parte da alimentação dele. Se você tem cachorro está habituado a vê-lo choramingando e fazendo aquela carinha de pidão toda vez em que você está comendo alguma coisa. Você deve ter muito cuidado com o tipo de comida que dá ao seu cachorro.
Mas existem alguns tipos de alimentos que os humanos consomem, diferente do chocolate por exemplo, e que os cachorros também podem comer, este é o caso de algumas frutas. Ainda assim é preciso saber quais frutas seu cachorro pode consumir sem risco para a saúde dele.
Existem frutas que até podem trazer muitos benefícios para a saúde dos cachorros
Porém, os cachorros podem apresentar algumas alergias ou ainda intolerância a determinadas substâncias contidas em algumas variedades de frutas, então é bom ficar atento. Importante salientar que a alimentação dos animais deve ser controlada e variada, não devendo ser composta somente por frutas, isso pode resultar na falta ou excesso de determinados nutrientes.
Quais são os benefícios das frutas na alimentação do seu cachorro?
Oferecer frutas ao seu animal de estimação não chega a ser um mau hábito, aliás, mesclar a ração com algum tipo de fruta pode melhorar a saúde e disposição dele. Porém, certifique-se de quais frutas podem ser inseridas na alimentação do seu bichinho de estimação.
Os tipos de frutas que podem compôr a alimentação do seu cachorro
- Banana (sem casca): Esta é a fruta mais comum que compõe a alimentação de animais de estimação, a banana é rica em potássio, fibras e vitaminas C e A, além disso, é grande aliada para manter uma alta imunidade.
- Caju (sem a castanha): Rica na vitamina C e ferro, é uma ótima alternativa na hora de fazer um agrado para o seu cachorrinho. E também fortalece o sistema imunológico do animal.
- Goiaba: Também rica nas vitaminas A, B e C. Pode ser oferecida com a casca, auxilia no bom funcionamento do intestino do animal e pode ser usada para combater a diarreia nos cachorros. Grande fonte de carboidratos, além de ser muito rica em fósforo e ferro.
- Manga (sem casca e caroço): É uma forte aliada quando o cachorro apresentar algum desequilíbrio nutricional, sendo rica em vitamina C e fibras.
- Morango: Muito rico nas vitaminas A, C, além das do complexo B e os cachorros adoram. Possui baixo nível calórico ajudando a melhorar o funcionamento cerebral, desde de que em quantidade moderada.
- Pera: Mais uma fruta que os cachorros adoram. Tem sabor adocicado sendo ainda muito palatável aos animais. Rica nas vitaminas C e A e do complexo B.
- Kiwi: Rico na vitamina C, magnésio e fibras, indicado pelos especialistas como forma para prevenir o câncer através da alimentação.
Tipos de frutas proibidas para os cachorros
- Abacaxi e Laranja: Apesar de serem ricos em vitaminas, não são indicados aos cachorros por causa de sua acidez. Este alto teor de acidez pode agredir o sistema gastrointestinal do cachorro.
- Uva: São ricas em vitamina C e do complexo B, mas podem causar sérias lesões nos rins do cachorro. Há relatos sobre animais que ingeriram uvas e acabaram morrendo em decorrência dessas lesões.
- Carambola: Uma fruta carregada com uma toxina natural e que os rins dos cachorros não tem capacidade para filtrar.
Tome o máximo cuidado ao oferecer qualquer tipo de alimento fora da dieta normal, ao seu cachorro. Aqui procuramos enumerar algumas variedades de frutas que podem, e as que nunca devem ser oferecidas ao seu animal de estimação.
RELACIONADO: 10 erros que você deve evitar na alimentação do seu cachorro