Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Empresa holandesa cria turbina eólica urbana silenciosa

Uma turbina eólica urbana instalada no alto de um prédio.

Seria possível instalar um turbina eólica no telhado da sua casa para gerar 50% de toda a energia que você consome? Se imaginarmos todo o barulho produzido pelas lâminas, a primeira resposta seria não, isso não é possível.

A ideia de usar turbinas de vento para geração de energia em residências podia ter muitos argumentos contrários a ela, e o principal é justamente o citado acima, o barulho. Além de que a capacidade de geração de energia dos equipamentos atuais é bem reduzida.

Mas uma empresa sediada em Roterdã, na Holanda está disposta a derrubar todos esses argumentos contrários, usando princípios e reconstruindo projetos de Arquimedes.

A empresa, também chamada de Arquimedes, revelou seu Turbine Liam F1 Urban Wind. O Liam, segundo os construtores, inaugura uma "nova geração de turbinas de vento para uso doméstico."

A turbina se encaixa facilmente no telhado de uma casa, assim como acontece com painéis solares. O Liam F1 gera uma média de 1.500 quilowatts-hora de energia a uma velocidade do vento de 5 m/s, o que se assemelha a metade do consumo de energia de uma casa comum.

Em combinação com painéis solares instalados no telhado, uma família poderia ser totalmente auto-sustentável no quesito energia. O CEO da empresa, Richard Ruijtenbeek disse, que "quando há vento você usa a energia produzida por uma turbina eólica, quando o sol está brilhando você usa as células solares para produzir a energia."

Uma turbina eólica com menos ruído e mais eficiência

Devido ao seu design, o Liam resolve as limitações de eficiência e ruído. O inventor, Marinus Mieremet, CTO da empresa, criou um tipo de turbina que é praticamente silencioso. O Liam é baseado nas "as leis da natureza e as teorias do matemático grego Arquimedes."

A forma do Liam é uma concha marinha que se ajusta automaticamente a posição da corrente de vento, maximizando assim sua produção de energia. De acordo com a empresa o rendimento máximo é de até 80%. 

Explicando a criação, de acordo com a companhia, "a maioria das turbinas eólicas exigem que uma diferença de pressão entre a parte dianteira e a parte traseira das pás do rotor seja mantida, a fim de ser eficaz. Contudo, esta diferença de pressão, também tem um efeito negativo chamado 'drag'.

O rotor da nossa turbina capta a energia cinética do vento, devido à sua velocidade e, invertendo o vento acaba reduzindo o efeito 'drag' a quase zero.

Ao fazer isso, o efeito da velocidade do vento (energia cinética) em que a potência do rotor está maximizada e "elevada" é obtida por aceleração do vento ao longo do plano do rotor." 

A Arquimedes foi fundada em 2006, por Mieremet e Ruijtenbeek. A empresa também já começou a desenvolver projetos da turbina para uso em barcos, em postes além de usar correntes de água.

Veja também
- Agronegócio, as 5 tecnologias que estão revolucionando este setor.

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.