CEO da Tesla recebeu bônus bilionário mas está em busca de um pagamento ainda maior
- Caio Webber
- Atualizado: Segunda, 04 Agosto 2025 16:21
- Views: 145

A empresa disse em uma carta aos acionistas que "recompensar Elon pelo que ele fez e continua fazendo pela Tesla é a coisa certa a fazer". Elon Musk recebeu um grande bônus salarial da Tesla em meio a um processo judicial por um pagamento ainda maior.
Em uma carta aos acionistas na segunda-feira, 4 de agosto, a Tesla anunciou que Musk receberia 96 milhões de ações da Tesla, observando que Musk "não recebeu nenhuma compensação significativa por oito anos".
Cada ação é negociada por mais de 300 dólares, o que significa que valem cerca de 29 bilhões de dólares no total, de acordo com a CNN e a CNBC.
Em última análise, Tesla disse: “recompensar Elon pelo que ele fez e continua a fazer pela Tesla é a coisa certa a fazer”.
“O Comitê Especial acredita que agora é o momento certo para tomar medidas decisivas para reconhecer o valor extraordinário que Elon criou para os acionistas da Tesla”, afirmava a carta. “Dessa forma, o Conselho (com a recusa de Elon e Kimbal Musk, seu irmão), aprovou por unanimidade uma recomendação do Comitê Especial do Conselho para conceder a Elon uma bonificação em ações restritas equivalente a aproximadamente um terço da remuneração que ele recebeu no Prêmio de Desempenho do CEO de 2018.”
Enquanto isso, a Tesla disse que seus esforços legais para restabelecer o Prêmio de Desempenho do CEO de 2018 "continuam nos tribunais americanos", mas observou que não há "um cronograma claro para resolução".
Leia também
- Faremos upload da mente para um computador em 2045
Um tribunal de Delaware rejeitou anteriormente o prêmio de desempenho de Musk em 2018 após uma ação judicial de acionistas, da qual Musk está atualmente apelando, de acordo com a CNN.
O bônus salarial original, avaliado em 56 bilhões de dólares, foi aprovado pelos acionistas em junho de 2024, mas um juiz de Delaware determinou que o bônus salarial não foi concedido corretamente, de acordo com a CNBC.
Musk estaria disposto a abandonar o prêmio que acabou de receber
Caso Musk vença o processo judicial por um bônus salarial maior, esse novo prêmio seria abandonado.
“Apesar desses desafios legais, todos concordamos que Elon proporcionou o crescimento transformador e sem precedentes necessário para conquistar todos os marcos do Prêmio de Desempenho de CEO de 2018”, afirmou a Tesla em sua carta. “Esse crescimento se traduziu em imenso valor gerado para a Tesla e todos os nossos acionistas.”
A empresa acrescentou: “Para reconhecer o que Elon conquistou e o valor extraordinário que ele entregou à Tesla e aos nossos acionistas, acreditamos que devemos tomar medidas para honrar o acordo firmado em 2018”.
Ainda na carta, a Tesla disse que “manter Elon é mais importante do que nunca”, já que a empresa está “em um ponto de inflexão crítico” em meio aos contínuos avanços tecnológicos.
“Graças à visão e liderança únicas de Elon, a Tesla está deixando de ser líder nos setores de veículos elétricos e energia renovável para crescer e se tornar líder em IA, robótica e serviços relacionados”, afirmou a Tesla. “Para ter sucesso, é preciso um líder que combine visão estratégica, adaptabilidade e execução implacável para superar a concorrência e inspirar a equipe.”
A mudança ocorre em meio a um momento difícil para a marca Tesla, com o The New York Times observando que seu envolvimento no governo Donald Trump e na política republicana alienou compradores liberais de carros — que são mais propensos a comprar veículos elétricos do que os eleitores conservadores.
Mas o dia do pagamento também parece dar uma pausa em qualquer conjectura de que o conselho da empresa estava em dúvida com seu CEO por causa de sua incursão na política, informou a Reuters, já que as vendas da empresa continuam caindo.
Elon Musk recebeu um bônus de 29 bilhões de dólares da Tesla mas está em busca de um pagamento ainda maior se vencer o processo judicial que move desde 2018.