Mapa do Instagram: por que o novo recurso está gerando polêmica entre mulheres
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Sábado, 23 Agosto 2025 22:37
- Views: 59

Neste último mês, o Instagram lançou o Instagram Map, um recurso anunciado pela Meta no dia anterior. A novidade, que permite o compartilhamento de localização em tempo real com seguidores selecionados, gerou uma onda de críticas e preocupações — principalmente ligadas à segurança de mulheres.
O que é o Instagram Map?
Segundo a Meta, o objetivo do novo recurso é “ajudar você a se conectar melhor com seus amigos”. Na prática, funciona assim: se você e outra pessoa ativarem a função e habilitarem o compartilhamento de localização, seus amigos próximos, seguidores que você também segue de volta ou um grupo personalizado poderão ver sua posição no mapa.
O recurso já aparece em diversas contas, localizado acima das mensagens diretas. Ao acessá-lo pela primeira vez, o usuário deve escolher quem pode visualizar sua localização — ou simplesmente optar por ninguém. Mesmo sem compartilhar sua própria posição, ainda é possível visualizar amigos que escolheram aparecer no mapa, de forma semelhante ao “Buscar Amigos” da Apple.
Por que a reação negativa?
Apesar do discurso de maior conexão, muitas mulheres expressaram desconforto com a novidade. A possibilidade de que seguidores saibam onde alguém está em tempo real é vista como um risco para vítimas de perseguição, assédio e violência doméstica.
Nas redes sociais, comentários chamaram o recurso de “perigoso” e até mesmo de “ferramenta de perseguição e doxxing”. Há relatos de pessoas que afirmam ter aparecido no mapa sem ativar a função, embora esses casos ainda não tenham sido confirmados.
“Não tenho palavras para descrever o quão perigoso este mapa do Instagram é para as mulheres. Mostra como os homens da tecnologia não levam em consideração a realidade feminina”, escreveu uma usuária no Threads.
E a posição do Instagram?
O chefe da plataforma, Adam Mosseri, respondeu às críticas afirmando que o recurso é totalmente opcional:
“Sua localização só será compartilhada se você decidir. E, caso compartilhe, apenas com o grupo limitado que você selecionar. Por padrão, o recurso está desativado.”
Ainda assim, a declaração não foi suficiente para acalmar os usuários, especialmente mulheres que se preocupam com os potenciais riscos de exposição.
O que fazer?
A recomendação principal é manter a localização desativada, a menos que você se sinta totalmente confortável em compartilhar seus deslocamentos com seguidores.