Como reduzir sua 'pegada de carbono' em viagens de negócios
- Para as empresas, a sustentabilidade nas viagens de negócios não é apenas uma questão de impacto ambiental, mas de imagem comercial alinhada com os novos tempos
- MundoZ! Empreendedorismo
- Atualizado: Terça, 22 Março 2022 21:16
- Views: 1.815
O mercado global de viagens de negócios é um segmento que movimenta mais de 1 trilhão de dólares por ano, mas que está sob os olhares dos ambientalistas neste momento. Claro, a pandemia fez muito para reduzir o fluxo de viagens de negócios até 2020, mas agora as coisas estão voltando ao normal e existe um enorme potencial para a retomada das viagens em grande escala, como ocorria antes da crise, e agora a responsabilidade deve recair sobre as empresas, que devem dar mais atenção ao impacto causado pelas viagens, a chamada 'pegada de carbono'.
É um grande desafio avaliar e revisar o que geralmente é um aspecto fundamental de uma grande infraestrutura de negócios, mas existem maneiras de adequar sua 'estratégia de mobilidade', sem que isso interfira de maneira negativa em sua rotina de negócios.
Calculando a sua pegada de viagem de negócios
Sem saber por onde começar para mudar alguns hábitos, fica difícil estabelecer ações adequadas. O cálculo dos números atuais de emissões de gases de efeito estufa da sua empresa permitirá que você saiba exatamente por onde começar, bem como identificar as áreas onde estão as maiores fontes de emissões de dióxido de carbono. A partir daí, você pode estabelecer um plano de ação para atacar as áreas mais críticas e implementar um processo significativo de redução de emissão de carbono no seu negócio.
Mas a pergunta é: como calcular algo tão complexo? Você pode contratar uma empresa de consultoria ou usar ferramentas especializadas para rastrear suas emissões. O melhor caminho a seguir vai depender do tamanho da sua empresa e do orçamento disponível.
Criando iniciativas de 'viagens ecológicas'
O número de empresas que estão adotando programas de viagens ecológicas para negócios e que buscam priorizar o meio ambiente em seus planos de viagem tem aumentado muito nos últimos anos. Os programas de viagens ecológicas geralmente descrevem os objetivos sustentáveis de uma empresa, incluindo uma análise de sua pegada de carbono atual e as metas de redução dessas emissões, bem como uma série de incentivos e também algumas restrições para os colaboradores.
Vejamos uma pequena lista com iniciativas verdes eficazes para promover um plano de redução das emissões:
• Escolher voar na classe econômica ao invés da classe executiva;
• Diminuir as escalas, quando possível;
• Escolher meios de transporte mais sustentáveis;
• Reduzir o consumo de combustível;
• Criar projetos de compensação de carbono.
Escolha fornecedores de viagem sustentáveis
Outra iniciativa que poderia ser incluída nessa lista, mas que também tem uma grande importância, é escolher os fornecedores de viagens certos para o seu negócio. Para a maioria das empresas com negócios em países com grande extensão territorial, como é o caso do Brasil, por exemplo, as viagens de negócios são uma necessidade e não um luxo, portanto, garantir que sejam feitas por meio da rota mais sustentável já é um bom ponto de partida para reduzir a pegada de carbono de uma empresa.
Muito disso se resume em como você decide viajar e com quem. Por exemplo, se você tem uma reunião de negócios importante numa cidade distante, deveria procurar as companhias aéreas de baixa emissão. Ter uma rede de 'aliados' verdes como parte de seu plano de viagens sustentável será essencial para o seu sucesso do seu programa de redução da emissão de carbono.
Viagens de negócios mais sustentáveis
O volume das viagens de negócios não deve ter um aumento muito significativo tão cedo, mas a maneira como este mercado se comportou durante a crise de 2020 parece apontar para mudanças que priorizam a sustentabilidade. E as empresas deveriam dar uma atenção especial para a questão da redução de emissões de carbono nas viagens de seus colaboradores - não apenas por causa do impacto ambiental, mas também para criar uma imagem comercial alinhada com os novos tempos.
...