Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

6 sinais de deficiências nutricionais (falta de vitaminas e minerais)

As vitaminas e minerais são essenciais para manter o nosso corpo saudável.
Tempo de leitura: 5 min
6 sinais de deficiências nutricionais

Todos nós sabemos que precisamos de vitaminas e minerais para manter nosso corpo saudável, mas como saber quando não estamos satisfazendo as necessidades nutricionais do nosso corpo? O exame de sangue de rotina geralmente não inclui a maioria dos testes necessários.

A boa notícia é que, muitas vezes, se você tomar medidas para lidar com as deficiências, os sintomas melhorarão ou desaparecerão completamente. Geralmente, o tratamento para essas deficiências é bastante simples, portanto, o importante é identificá-las.

RELACIONADO: Quais os melhores suplementos que podem ajudar a manter sua saúde em dia?

Existem muitos sinais reveladores de deficiências de vitaminas, minerais e fitonutrientes.

Alguns deles são:

1. Perda de cabelo acentuada

Todos nós perdemos cabelo todos os dias, isso é normal, mas se você começar a encontrar muito cabelo solto no travesseiro ou no ralo do chuveiro deve começar a dar mais atenção a sua saúde.

A perda de cabelo pode ser um sinal de problemas maiores, como baixos níveis de ferro, que afetam sua energia, ou problemas de tireoide, que podem causar um aumento ou perda de peso (súbito e inexplicável). Se seus níveis de ferro estiverem baixos, normalmente você pode sentir frio, ter dores de cabeça e sentir tonturas com frequência.

Se você tem um distúrbio da tireoide, seus músculos podem estar enfraquecidos, pode ter problemas nas articulações e pele ressecada e empalidecida.

Revertendo a deficiência de ferro:

A deficiência de ferro pode ser revertida com suplementos. A dose diária recomendada (DDR) é de 8 mg para homens com mais de 18 anos e 18 mg para as mulheres. Pode levar de três a quatro meses para reverter, mas é plenamente possível. Certifique-se de incluir também alimentos ricos em ferro em sua dieta, como espinafre e feijão.

2. Sensação de ardor / calor nos pés ou na língua

Se você está enfrentando isso, um alarme deve soar definitivamente. Você pode precisar de um exame de sangue para verificar seus níveis de vitamina B12, pois isso pode resultar em problemas de equilíbrio, constipação e pele seca.

A vitamina B12 desempenha um papel essencial na sua saúde, produzindo hemoglobina, parte dos glóbulos vermelhos que ajudam as células do seu corpo a receberem oxigênio essencial para a vida.

Esta vitamina é necessária para que vários sistemas funcionem adequadamente, como por exemplo o trato digestivo.

Além disso, a deficiência de vitamina B12 pode causar transtorno cognitivo leve, portanto, se você sentir qualquer alteração na memória, pensamento ou comportamento, consulte o seu médico imediatamente.

Com o tempo, a deficiência de B12 pode danificar permanentemente o sistema nervoso.

Os veganos devem dar atenção especial: as dietas exclusivamente à base de plantas, que acabam eliminando a maioria dos alimentos (carne e produtos lácteos) ricos em vitamina B12, o que aumenta o risco de deficiência. Mas você pode obter sua dose diária dessa vitamina consumindo leite de amêndoas, fermento e leite de soja e/ou leite de coco.

Pode levar muito tempo para apresentar deficiência em Vitamina B12 - até três anos para eliminar do fígado desta importante vitamina - mas com o tempo, não ter B12 suficiente no organismo pode danificar seriamente as funções vitais, por tanto deve ter-se cuidado.

Elevando seu nível de Vitamina B12:

Tomar suplementos de vitamina B12 manterá os níveis adequados, já que o nosso corpo não cria essa vitamina sozinho.

Adultos saudáveis ​​devem tomar 2,4 mg de Vitamina B12 diariamente. Para alguns, especialmente aqueles com doenças auto-imunes, como anemia perniciosa, a vitamina B12 deve ser tomada (por injeção) para ajudar a transportá-la diretamente para as células do estômago.

3. As feridas demoram muito tempo a cicatrizar

Se você for cuidadoso ao escovar e usar o fio dental diariamente, mas suas gengivas ainda estiverem vermelhas, inflamadas e sangrando, talvez seja necessário aumentar sua ingestão de vitamina C.

Outro sinal pode ser que você se machuque facilmente. A vitamina C é como um cimento. Ele une as células e faz as feridas se curarem. De fato, a vitamina C tem muitos poderes, atuando como anti-inflamatório e também como antioxidante para limitar os danos às células.

Aumente seus níveis de vitamina C:

Antes de tudo, se você é um fumante, tome medidas para parar de fumar o mais rápido possível. Entre os muitos efeitos negativos sobre a sua saúde, algumas substâncias contidas no cigarro limitam a capacidade do organismo em absorver a vitamina C.

Além disso, deve comer mais frutas e legumes com alto teor de vitamina C, incluindo kiwi, pimentão vermelho, bagas de Goji e, claro, laranjas. Adultos saudáveis ​​devem receber 60 mg de vitamina C todos os dias.

Fazer sucos de frutas e vegetais todos os dias pode ajudá-lo a reduzir suas deficiências de vitamina C rapidamente.

4. Dores nos ossos

Se você sentir dor nos ossos, saiba que isso pode ser um sinal da deficiência de vitamina D. Se você é adulto e sente dores de crescimento, como as que teve quando era criança, informe o seu médico.

Tratamento da deficiência de vitamina D:

Para adultos, a dose diária recomendada de vitamina D é de 600 UI (800 UI para adultos com 71 anos ou mais). Os alimentos ricos em vitamina D incluem salmão, arenque, sardinha, atum enlatado, ostras, camarão e cogumelos. Ou você também pode escolher leite de soja, suco de laranja, aveia e cereais enriquecidos com vitamina D.

Você também pode obter sua dose diária expondo seu corpo ao sol por 10 ou 15 minutos sem protetor solar. Para deficiências graves, seu médico pode prescrever um suplemento de vitamina D.

Ao contrário de outras vitaminas e minerais, os níveis de vitamina D são regularmente analisados ​​em exames de sangue de rotina, facilitando a identificação de possíveis deficiências.

5. Batimentos cardíacos irregulares

O cálcio regula seus batimentos cardíacos. Portanto, uma deficiência pode causar arritmia ou um batimento cardíaco irregular e até causar dor no peito.

Outros sinais de que você pode não estar recebendo cálcio suficiente:

- Contrações no rosto / boca. O cálcio trabalha com os músculos para ajudá-los a se contrair corretamente.
- Cãibras musculares. Sem cálcio suficiente, os músculos não relaxam completamente.
- Fraturas. O cálcio é necessário para ter ossos fortes. Sem ele, a perda óssea ou a osteoporose podem causar mais fraturas.

Como ingerir mais cálcio:

Adultos devem receber 1.000 mg de cálcio por dia a partir de fontes alimentares e suplementos. Alimentos ricos em cálcio podem ser salmão e sardinha (que também são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração), brócolis e bok choi.

E, claro, os produtos lácteos, que incluem leite desnatado e iogurte sem gordura ou com baixo teor de gordura. Evite as bebidas açucaradas e tome um suco verde diariamente.

Você também pode usar leite e iogurte para fazer smoothies caseiros, com frutas frescas ou congeladas.

6. Sua visão noturna se deteriora

Se você não ingerir vitamina A suficiente, sua visão noturna e a nitidez de sua visão podem se deteriorar com o tempo. A falta de vitamina A faz com que a córnea seque e isso faz com que os olhos fiquem turvos podendo causar perda de visão, além de causar danos a retina.

Se você notar mudanças em sua visão, agende uma visita com seu oftalmologista, que examinará a parte de trás de seu olho.

Ingira mais vitamina A:

Além dos check-ups anuais com o seu médico, consulte o oftalmologista a cada 2 anos e não hesite em encurtar esse tempo, se começar a ter imagens desfocadas ou problemas com a sua visão noturna. Mais uma vez, tomar sucos de vegetais todos os dias pode ajudar a reduzir as deficiências rapidamente.

Recomenda-se também uma dieta rica em vitamina A, que inclua leite, ovos, manga, ervilha, batata-doce e damasco.

Você também pode tomar suplementos se sua dieta não atender às suas necessidades. Tente consumir 900 mg de vitamina A todos os dias, se você é do sexo masculino, 700 mg no caso de ser mulher.

Se você acha que é uma pessoa que tende a ter deficiências nutricionais, não espere para ter sintomas e se sentir mal.

 ...

Author: Carlos Pereira - Colaboração para MundoZ!
Entusiasta de estilo de vida saudável e autor do blog Dieta Alcalina.