Por que não se deve rotular uma criança?
- Quando rotulamos uma criança limitamos suas potencialidades
- Tempo de leitura: 3 minutos
- Adriana Fernandes
- Atualizado: Terça, 13 Outubro 2020 21:30
- Views: 3.297
Às vezes, pode acontecer da criança se comportar de maneira que o adulto desaprove. É preciso procurar entender o que está acontecendo ou mantendo determinado comportamento. Por exemplo, se uma criança está se comportando de maneira agressiva é importante que os pais "investiguem" o porquê de tal comportamento. É preciso se perguntar: O que está levando essa criança a ficar agressiva? Em que momentos ela fica agressiva?
Esse comportamento aparece em todos os lugares e com todas as pessoas? Qual a reação das pessoas diante desse comportamento da criança?
Veja agora o que acontece quando ao invés de compreender o comportamento da criança, simplesmente a rotulamos.
_"Ah! João é muito agressivo".
_Por que ele é agressivo?
_Ele é agressivo porque bate nas pessoas.
_Por qual motivo ele bate nas pessoas?
_Ele bate porque é agressivo.
Percebe que ao rotulamos uma criança caímos em um círculo sem fim e sem solução?
Rotular uma criança não gera nenhum aprendizado, portanto não contribui para o crescimento e desenvolvimento emocional da mesma.
Rotular é colocar na criança uma característica que não é dela, portanto ao invés de usar rótulos, procure desenvolver uma comunicação positiva com as crianças.
Sempre que seu filho se comportar de maneira que você não aprove, procure repreender o comportamento sem ferir sua autoestima. Por exemplo, ao invés de dizer: "Pedro é um menino preguiçoso, diga : "Pedro hoje está indisposto." Assim, ficará mais claro para a criança que você não aprova o seu comportamento, mas a ama e se preocupa com ela.
A criança é o que o adulto acredita que ela seja. Se uma criança escuta todos os dias palavras que a rotulam, pode tomar isso como uma verdade e passar a se comportar da maneira como falam sobre ela.