Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Cinco passos para desenvolver sua autoestima

Uma mulher jovem fazendo o gesto de close com as mãos ilustra nosso artigo sobre: Cinco passos para desenvolver sua autoestima

Autoestima é um sentimento que precisa de cuidados diários. Autoestima, como o próprio nome diz é a estima que você tem por si mesma. É o quanto você se valoriza, se gosta e acredita no seu potencial.  A autoestima começa a ser desenvolvida na nossa infância e depois á medida que vamos crescendo, a mesma sofre influência dos relacionamentos que vamos cultivando no decorrer da nossa vida.

Autoestima é de origem social, ou seja, ao cultivarmos bons relacionamentos seja na área familiar, social ou de trabalho, nossa autoestima pode ser influenciada de maneira positiva. Abaixo, selecionamos cinco passos que podem ajudar você a desenvolver sua autoestima de maneira positiva.

Cinco passos para desenvolver sua autoestima

Para desenvolver nossa autoestima, precisamos agir, ou seja, desenvolver meios de cultiva-la, e para isso, precisamos melhorar o nosso autoconhecimento, além de termos atitudes de autocuidado.

Veja também
- Obtendo mais saúde e bem-estar com estes cinco tipos de autoconhecimento.

Portanto, para ter uma melhor estima por si mesma, você precisa:

Desenvolver seu autoconhecimento

O autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo. É você se tornar consciente dos seus comportamentos, ou seja, da sua maneira de agir no mundo e conseguir perceber como sua maneira de se comportar influencia as pessoas a sua volta.

Para melhor desenvolver nossa autoestima, precisamos entender quem somos. O que é importante para nós, o que nos faz feliz, bem como quais são nossas crenças e limites para podermos melhor trabalhar nossas questões.

Valorizar suas habilidades

Você conhece quais são as suas habilidades? Conhecer nossas habilidades, saber o que realmente fazemos bem, nos dá um senso de competência, o que pode mudar a maneira como nos vemos, aumentando assim nossa autoestima e autoconfiança. Nos meus atendimentos com mulheres no consultório, percebo que muitas delas têm facilidade em dizer quais são os seus pontos fracos, mas quando se trata de listar seus pontos fortes, suas habilidades, muitas costumam ter grande dificuldade, mesmo tendo muitos talentos.

Falar de suas habilidades, reconhecê-las, irá ajudá-la a se desenvolver ainda mais em várias áreas da sua vida, pois fortalece sua autoestima e autoconfiança. Portanto, aprenda a reconhecer seus limites, mas não deixe de valorizar suas habilidades, afinal, são elas que poderão te levar a conquistar seus objetivos.

Para ter autoestima é preciso praticar o autocuidado

O autocuidado nos permite conhecer mais sobre nós mesmos, a saber, nossas habilidades e também nossos limites. Fazendo-nos olhar para as nossas necessidades com o intuito de descobrir a melhor maneira de sana-las. Permite o desenvolver do amor-próprio, do autoconhecimento e da autoconfiança.
Quando praticamos o autocuidado, colocamos em prática o nosso senso de valor, priorizando nossas necessidades. Tal atitude enriquece o nosso autoconhecimento e melhora a nossa autoestima porque passamos a conhecer mais sobre nós e a entender o que de fato é importante e nos faz bem.

Valorizar suas conquistas irá aumentar sua autoestima

Valorizar cada conquista por menor que seja é extremamente importante, porque você vai percebendo o seu desenvolvimento e os avanços nos seus projetos, e a cada passo dado, a cada etapa vencida você se torna mais autoconfiante e mais desejosa ainda de seguir.

As pequenas conquistas são muito importantes e, são as mesmas que irão te manter no caminho, fortalecendo seus passos e lhe dando ânimo e constância durante a jornada.

Esteja perto de pessoas que acreditam no seu potencial

Lembre-se, autoestima é de origem social, isso significa que somos muito influenciados pela qualidade das relações que cultivamos, portanto, se você deseja fortalecer sua autoestima esteja perto de pessoas que acreditam no seu potencial. Pessoas que valorizam você,e que te amam independente de suas falhas.

Relacionado
- Piper, aprendendo a lidar com o medo.

 

 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Sou psicóloga clínica (CRP 04/39812) especializada em atender exclusivamente mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e alcançar uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem personalizada que visa ajudar pessoas a aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar habilidades práticas para lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Ficarei feliz em ajudar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.