Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Saiba como a tecnologia antiviral funciona

Entenda de que modo a tecnologia antiviral age em roupas e acessórios.

As pesquisas para enfrentar os vírus causadores de doenças não param e nem se restringem somente à busca de tratamentos ou vacinas. Em um período de conscientização geral sobre a importância de se prevenir contra enfermidades, marcas brasileiras estão vendendo produtos, como peças de roupa, tapetes, máscara eficazes e afins, confeccionados com materiais que prometem neutralizar ou até mesmo eliminar os vírus.

De acordo com informações divulgadas por alguns fabricantes, os produtos funcionam basicamente da mesma maneira, embora possuam tecnologias próprias. No entanto, será que eles são realmente eficazes, fazendo com que o investimento valha a pena?

Quando o tecido entra em contato com qualquer tipo de vírus, ele se liga ao agente infeccioso e rompe o chamado envelope viral, estrutura presente na parte externa da grande maioria dos vírus, sendo formada especialmente por glicolipídios, fosfolipídios e glicoproteína, eliminando o rival.

Para atestar esse “poder”, as peças passam por um processo de avaliação e recebem pareceres científicos de verificação da eficácia contra os vírus. Os tecidos também são testados com base em normas internacionais de qualidade, que indicam se uma peça têxtil realmente tem capacidade de proteção contra o vírus.

Respaldada pelo programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), uma das empresas desse setor desenvolveu um tecido com micropartículas de prata na superfície que mostrou eficiência em destruir alguns vírus.

Os resultados apontaram que as micropartículas são capazes de eliminar 99,9% da quantidade de vírus em aproximadamente 2 a 5 minutos após o contato. O coordenador comercial da marca explicou que o aditivo já era comercializado para indústrias têxteis, que o introduzia em seus respectivos produtos.

Tapete para higienizar calçados

Ainda na linha de produtos antivirais, uma empresa desenvolveu um tapete sanitizante. Entretanto, diferente dos itens citados anteriormente, que prometem neutralizar os vírus, este foi projetado para armazenar uma solução de água sanitária com água, sem vazamentos, que deve ser posta e reposta pelo próprio usuário.

Dessa forma, ao chegar em casa ou no trabalho, a pessoa passa os pés em um lado do tapete, seca o sapato no outro e pode entrar no local com o calçado higienizado. Nesse caso, a eficácia fica a cargo da mistura entre produtos sanitizantes, sendo mais indicada para desinfetar ambientes e roupas.

Fique atento

Os exemplos citados aqui possuem evidências confiáveis de que funcionam. Entretanto, no mercado, há uma gama de outros produtos que prometem proteção contra os vírus.

Portanto, caso você se depare com alguma marca vendendo um item com esse apelo, a indicação é verificar a informação com os fabricantes. Certamente, essa ação vai te ajudar a não comprar 'gato por lebre' e nem colocar sua saúde em risco.

Segundo Renata Simão, engenheira de materiais e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), produtos certificados contra vírus são opções interessantes para integrantes do grupo de risco e quem precisa sair para trabalhar durante a crise sanitária. 

A engenheira ainda lembra que outro ponto favorável é o fato de esses itens serem mais sustentáveis, visto que não são descartáveis: “as pessoas estão usando cada vez mais plástico para se proteger, sendo que deveríamos tomar o caminho contrário, ou seja, tirá-lo das nossas vidas por questões ambientais”, pondera Renata. 

Entretanto, investir nesses itens não pode ser uma desculpa para descuidar de outras medidas de prevenção contra os micro-organismos maléficos. Manter o distanciamento social e higienizar as mãos continua sendo de suma importância para evitar a contaminação por doenças causadas por vírus e bactérias.

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!