Banco Central anuncia data para início das operações via PIX
- Tempo de leitura: 2 minutos
- Atualizado: Domingo, 29 Novembro 2020 13:22
- Views: 1.880
O Banco Central anunciou nesta semana, a regulamentação do novo sistema de pagamentos brasileiro, o PIX. O BC também estipulou a data para o início das operações da nova plataforma de pagamentos, dia 16 de novembro de 2020.
A partir de 5 de outubro as instituições financeiras participantes do programa poderão fazer o cadastro de seus clientes no sistema PIX. Será fornecida uma Chave PIX, que poderá ser composta pelo número do celular ou numero do CPF, CNPJ ou ainda pelo endereço de e-mail do usuário. Isso deverá facilitar a identificação das partes que efetuarão as operações de envio/recebimento de valores através do PIX.
A expectativa é de que o novo sistema de pagamentos brasileiro, PIX, substitua operações de transferências de valores, hoje feitas através de TED ou DOC, devendo modernizar tais operações, inclusive eliminando os cartões de débito e credito, além dos pagamentos feitos em espécie.
Segundo o Banco Central, algumas outras regulamentações adicionais em relação àquelas anunciadas nos últimos meses deverão ser implementadas, tais como o papel do 'liquidante especial', as empresas que devem fornecer estrutura de tecnologia para pequenos bancos e startups e que não devem interagir com o cliente final.
A proposta inicial era de que as grandes instituições bancárias entrassem com essa estrutura, dando suporte aso bancos menores e startups, de maneira que todas as empresas envolvidas pudessem ter contato direto com os usuários finais, mas o BC acabou declinando dessa estratégia, criando assim novas oportunidades de mercado para empresas menores fazerem esta ponte.
R$ 0,01, este será o custo para um pacote com ate 10 operações financeiras usando o PIX, para bancos e startups.
O Banco Central prevê que o novo sistema de pagamentos reduzirá drasticamente os custos de transações de pagamento no Brasil. Sendo que ainda há a expectativa sobre quanto os bancos e demais empresas envolvidas no processo vão cobrar do consumidor final. Visando o aumento da competição no setor financeiro, o Banco Central optou por reduzir o valor mínimo de capital para que uma instituição financeira possa participar do novo sistema de pagamentos.
Ainda existirá a possibilidade de agendamento de pagamentos através do PIX, o que poderá fazer com que boletos de pagamento sejam extintos gradativamente.
RELACIONADO: Banco Central define as regras para o open banking